História
A HISTORIA - L.F.C.
Lá pelos idos de 1916, dois velhos amigos tinham visto falar que tinha certo jogo recém chegado no Brasil. ”O que será que é hein cumpadre?” Perguntou o tal Feliciano Ferreira Martins ao nobre colega Zé da Pinta. Começava ali uma das mais belas histórias da querida cidade de Luminárias: A do glorioso “LUMINÁRIAS FUTEBOL CLUBE”.
Voltando ao assunto: “Então compadre eu vou até a capital (Rio de Janeiro) visitar um compadre meu, vou assuntar desse tal jogo”; disse Zé da Pinta. Passaram-se alguns meses, lá foi Zé da Pinta sem saber que estava prestes a entrar para nossa história, de quase 100 anos de nosso eterno L.F.C.
Ao voltar da capital, Zé da Pinta trouxe algumas novidades, entre essas uma bola de couro da então marca Olimpique Mecgreco, e algumas regras. Ao chegar, seu colega Feliciano até disse: “isso parece bexiga de porco, mas é dura que nem coco. Foi uma festa no arraial”.
E o primeiro campo foi improvisado onde hoje se localiza a “Praça de Cima” (Praça dos Expedicionários). Disse Maria Biavati: “está bonito, mas tem um trio de vaca bem na reta do gol”.
Então se passaram os anos e naquela linda tarde do mês de março de 1918 foi fundado o “LUMINÁRIAS SPORT CLUBE”. Não tinha presidente, mas sim fiéis colaboradores, entre esses: José Basílio da Silva e sua esposa, Ana Clementina Furtado; Juquinha Biavati; Narico; Chico Leopoldo; Osório; Antonio Ferreira (Totó); Américo José; Moysés Lima; Paulo Fonseca; José Antonio Furtado; José Luiz de Oliveira; e muitos outros dos quais não conseguimos registros.
Temos o maior orgulho de termos cumprido com nosso papel como parte da vida social de nossa querida Cidade da Luz. Por isso nós, diretores do L.F.C., agradecemos a todas as pessoas que direta ou indiretamente ajudaram o nosso querido Leão da Montanha neste quase um século de vitórias.
Arnon Antonio Ferreira
Coordenador de esportes